DJANIRA – uma Cronista da Cor

O presente projeto se constitui na edição de um livro sobre a obra da importante artista brasileira Djanira da Motta e Silva [1914–1979]. Trata-se de publicação em grande parte inédita, visto que não há no mercado editorial uma abordagem substancial de sua produção artística.

Apesar da inegável importância artística de Djanira, bem como da presença da sua obra em importantes acervos públicos e particulares, não existe no Brasil um livro abrangente sobre a sua produção. Trata-se, com efeito, de significativa lacuna na bibliografia sobre a arte moderna brasileira. Desse modo, uma iniciativa que supra tal ausência se constitui num trabalho não apenas pioneiro, mas também imprescindível seja para a documentação da obra da artista, seja para o fomento da pesquisa e da memória da arte e dos artistas brasileiros.

O projeto, assim, destina-se ao conhecimento, pela população brasileira e, em particular, pelos cariocas, da trajetória e da produção dessa artista que viveu e trabalhou na cidade do Rio de Janeiro durante a construção de sua obra.

Adicionalmente, em razão do número de reproduções, do texto crítico inédito, do capítulo sobre o acervo sob a guarda do Museu Nacional de Belas Artes, igualmente situado na cidade do Rio de Janeiro, e das informações biográficas, a publicação bilíngue servirá ao estudo dos interessados, tanto brasileiros quanto estrangeiros, em arte e pintura, e dos alunos, professores e
admiradores da obra da artista.

DJANIRA-01